Rodrigo Brandão, sócio da agência Rebeca Come Terra de Araraquara (SP), observa como a pandemia impactou profundamente o cotidiano das pessoas e, consequentemente, o das empresas. Sendo assim, um motor de aceleração para a transformação que já estava em curso em diversos segmentos. Ele destaca que as marcas que têm a cultura de inovação como base dos negócios conseguem se adaptar rapidamente em cenários de crise.
Inovando e auxiliando no reposicionamento dos seus clientes, a agência Portal Publicidade de Campinas conta com um case de sucesso da Bild Empreendimentos. Leonardo Gonçalves, Head de Negócios e Estratégia da Portal, explica as tendências do novo mundo dos negócios em 2021. Para ele, cada vez mais, as marcas devem ter um propósito claro e verdadeiro para com os seus consumidores.
Para Fernanda Marchioretto, coordenadora de Marketing Institucional da Bild de Ribeirão Preto (SP), a modernidade está transformando as necessidades dos clientes. Logo, a comunicação também precisa mudar e, assim, continuar tendo espaço na vida dos consumidores. Ela também destaca os cuidados na hora de fazer o reposicionamento, entre eles, a busca por compreender os anseios do público-alvo.
Em tempos de pandemia, André Almeida, diretor de criação da agência Alta Comunicazione de Ribeirão Preto (SP), destaca que as relações humanas e a maneira como as pessoas enxergam o mundo foram totalmente transformadas. Nesse processo, ele ressalta que muitas marcas optaram por se reposicionar, buscando humanizar as relações (internas e externas) e criar vínculos reais com os clientes.
Para Renato Feliz Augusto, CEO da Santa Helena Indústria de Alimentos, a maior no segmento de doces e confeitos à base de amendoim do Brasil, o reposicionamento da empresa foi essencial para o fortalecimento da marca em meio à pandemia. Ele observa que adaptar-se aos novos hábitos do consumidor é o que determina a sobrevivência das marcas.
Para Adalberto Matheus, responsável pelo Marketing de CRM do Grupo Via Mondo em Pouso Alegre (MG), a pandemia forçou as marcas a mudarem suas estratégias de comunicação. Cada vez mais, as marcas estão buscando fortalecer o relacionamento com os clientes.
Para que as marcas sobrevivam no mercado é preciso ser capaz de evoluir. Rogério Faria, diretor na Visualize Assessoria De Comunicação, comenta que reposicionamento nem sempre é sobre demolição da marca e, sim, ajustes, modificações e atualizações que permitam crescimento. Ele também destaca que antes de se reposicionar é dever da empresa ter um propósito bem definido.