Javep Chevrolet aumenta vendas com investimento em rádio

Concessionária entra ao vivo em programa da Jovem Pan e resultado é praticamente instantâneo

| EPTV -

 


Há 53 anos no mercado automotivo, sendo dois em Ribeirão Preto (SP), a Javep Chevrolet possui uma variedade de carros novos, usados e planos de consórcio para seus clientes. Em um cenário de volatilidade econômica, com taxas de juro altas e variação do câmbio, a concessionária investiu em estratégia de comunicação com a rádio Jovem Pan e conquistou um aumento no número de vendas, fortalecendo a marca. 

Em setembro, comemora-se os 100 anos do rádio no Brasil. A primeira transmissão oficial foi realizada durante as celebrações do centenário da Independência do país para transmitir o discurso do então presidente Epitácio Pessoa. A transmissão foi organizada por Roquette-Pinto, considerado, hoje, o Pai do Rádio. Por essa razão, o Dia Nacional do Rádio é comemorado no dia de seu aniversário, 25 de setembro. O resultado da parceria da Javep Chevrolet com uma das rádios do Grupo EP demonstra a importância do veículo para a publicidade. 

Rafael Guimarães, gerente de vendas na Javep Chevrolet de Ribeirão Preto, há 15 anos no mercado, ressalta que há 8 meses, a Javep Chevrolet anuncia seus produtos e benefícios na rádio Jovem Pan. A concessionária também participa uma vez por mês do programa ao vivo Compartilhando, que é transmitido das 7h45 às 9h. "Durante o programa, eu falo um pouco da história da Javep, comento o que temos de especial naquele momento, quais os bônus para o consumidor e apresento o consórcio. É uma boa audiência, porque tem muita gente transitando entre casa, escola e trabalho nesse horário. O telefone toca em apenas cinco minutos de conversa", diz Rafael. 

Rafael conta que a movimentação foi mais forte em agosto, quando a Javep Chevrolet realizou duas grandes campanhas em dois fins de semana seguidos na Jovem Pan. "O resultado foi gigantesco. Tivemos um fluxo muito bom na loja e vendemos muito mais. Acredito que se você tem algo que faz muito bem e se destaca, o cliente tem que saber. E nós cumprimos o que falamos na rádio, então o resultado tem sido muito legal".  

Mesmo após 100 anos de existência, muita história para contar e diversas tecnologias surgindo no radar, o rádio continua sendo um dos veículos mais abrangentes. Rafael explica sua preferência por essa mídia. "Com o rádio, você encontra a pessoa onde ela estiver. Todo mundo tem rádio, seja no carro, seja no celular. E o ouvinte pode dividir sua atenção com outra tarefa, mas ainda estará ouvindo a mensagem. Eu sou apaixonado pela publicidade do rádio porque ela funciona".  

Mercado automotivo 

Sobre o mercado automotivo, o gerente de vendas relata que o cenário atual das concessionárias é de recuperação. Isso porque, durante a pandemia de Covid-19, muitas montadoras fecharam, o que gerou uma defasagem na quantidade de matéria-prima disponível. Além disso, o cenário econômico de desvalorização da moeda nacional e alta da inflação transformaram os últimos dois anos em um desafio a ser superado. 

"O mercado automotivo depende cada dia mais de componentes eletrônicos, e a falta de semicondutores afetou o mundo inteiro. Uma vez que não há peças para produzir o carro, a gente tem um volume de produção muito baixo. Em alguns momentos não tinha praticamente nada para vender na concessionária, o mercado dependia muito dos carros usados", diz. Ele conta que o mercado está reaquecendo em 2022, a partir de uma quantidade maior de produtos disponíveis. A previsão para 2023, segundo Rafael, é de aumento da produção, geração de empregos e recolhimento de impostos. 

Para lidar com os desafios de um mercado que depende da economia do país, a equipe de marketing da Javep Chevrolet orienta-se a partir da observação da concorrência e, principalmente, do que seus clientes estão comentando. "Também acompanhamos bastante o setor fora do país, porque as coisas acontecem primeiro lá fora. Ficamos de olho nesses pontos para tentarmos nos antecipar e criarmos coisas novas", conta Rafael.  

Confira outros cases de marcas que investiram em rádio:

Casa do Óleo investe na Jovem Pan Ribeirão e EPTV Ribeirão e fortalece a marca 

Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP) repete sucesso de evento na rádio CBN Ribeirão e investe em novos formatos 

Novo programa de documentários da rádio CBN fortalece marcas através de série de podcasts