Marketing de Conteúdo: como criar experiência sob medida para o consumidor
Estratégia visa atração de clientes através da criação de conteúdo relevante em diferentes meios
Em meio à grande concorrência, fortalecer a presença da marca e garantir o melhor desempenho pode parecer um grande desafio. Na busca por um número maior de clientes e vendas, é preciso adotar as melhores e mais modernas estratégias, como o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia é focada em produzir e distribuir material relevante para o público-alvo no momento em que ele mais precisa.
Segundo o último relatório com as estatísticas de marketing, divulgado pela HubSpot em 2020, 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em estratégias de conteúdo, produzindo informações de interesse do público e de temas relevantes, ao contrário das marcas que focam apenas em si.
O marketing de conteúdo surgiu com o intuito de aumentar a credibilidade, as vendas e criar clientes empáticos pelo produto ou serviço oferecido. Com a transformação digital cada vez mais presente no universo do varejo, o grande desafio é promover conteúdos que se destaquem dentre tantos outros. A cada ano que passa, é preciso se aprofundar e entender a jornada do cliente e como se relacionar com ele.
Há uma diversificação de formatos de conteúdo, embora o vídeo seja o formato de mídia mais utilizado, ultrapassando blogs e infográficos. O mesmo estudo divulgado em 2020 pela HubSpot revela que mais de 50% dos consumidores preferem conteúdo de vídeo a outras formas como e-mails, redes sociais e blogs.
No Grupo EP, o marketing de conteúdo já é uma realidade e está disponível em todos os veículos do grupo, como TV (Merchandising), rádio (CBN e Jovem Pan Ribeirão), portais (G1 e ACidade ON) e também nos projetos e eventos com soluções customizadas.
Confira cases de sucesso de Marketing de Conteúdo em TV, rádio, portais e projetos e eventos:
TV - Churrasqueadas
Rádio - Farmácia Drogaven
Portais - SENAI
Projetos & Eventos - JFL Alarmes
Além de investir em marketing de conteúdo e se relacionar com o público, a credibilidade do Grupo EP é essencial para que as marcas se alinhem com valores importantes. Por isso, o conceito "Brand Safety" tem sido difundido no universo publicitário, pois as pessoas consomem marcas também antenadas ao que as empresas investem.
Brand Safety
Que a produção de conteúdo fortalece a marca, não há dúvidas. Entretanto, é preciso saber a melhor forma de divulgação. Imagine um anúncio em meio a conteúdo adulto, discriminatório ou fake news. Qual marca gostaria de estar associada a assuntos indesejáveis? Por isso, é importante aprender o papel do conceito Brand Safety, segurança da marca, que garante que os anunciantes tenham suas marcas exibidas apenas em sites seguros.
Originado do mesmo conceito de Brand Safety, o Brand Suitability, adequação da marca, também tem o mesmo intuito de proteger o anúncio. Além disso, garante destacá-lo em ambientes relevantes, inclusive, em sites que compartilham do mesmo ideal e propósito do anunciante. Afinal, não adianta ter a melhor publicidade e estar vinculado a contextos desfavoráveis.
A edição 2021 da NRF (National Retail Federation), o maior evento de varejo do mundo, mostrou que a transformação digital cresceu no último ano e uma das principais tendências é fortalecer o propósito das marcas. É necessário, antes de tudo, pensar nos negócios, no conteúdo, na cultura, no desenvolvimento dos produtos e serviços e, assim, oferecer aos consumidores mais do que uma compra, mas uma nova experiência.
O marketing de conteúdo propõe compartilhar conteúdo valioso e gratuito e, desse modo, atrair e converter consumidores em potenciais clientes, e clientes em repetidos compradores. O tipo de conteúdo que você compartilha demonstra o que a sua marca representa na sociedade.
Confira também quais são os formatos e canais estratégicos que melhor apresentam o seu conteúdo. Clique aqui.