70 Anos de Novela: por que o brasileiro gosta tanto delas?

Desde a década de 1950, o formato ganhou o público, que começou a trazer os temas e insights das tramas para a vida pessoal

| EPTV -

Na noite de 21 de dezembro de 1951, um ano depois de a televisão ter iniciado sua trajetória em território brasileiro, os espectadores que tinham acesso a um aparelho televisor em sua casa foram apresentados à história de amor dos personagens interpretados pela atriz Vida Alves e pelo ator Walter Foster, que também havia criado o texto e produzido o formato, até então inédito na grade brasileira. 

Na TV Tupi, a história da paixão da romântica mocinha pelo galã que, a princípio, rejeitava seu amor, foi apresentada ao público duas vezes na semana, em edições de 20 minutos. Em preto e branco e com a ousadia de ter mostrado, pela primeira vez, um beijo de amor em rede nacional Sua Vida Me Pertence entraria para a História como a primeira obra de um gênero que completa 70 anos neste mês ainda. 

Da trama romântica escrita, dirigida e protagonizada por Walter Foster até Verdades Secretas 2, a primeira novela brasileira criada para ser consumida sob demanda, e lançada no Globoplay neste ano, está compreendida não apenas a evolução do gênero mais popular de entretenimento televisivo como também estão registradas muitas das transformações sociais, culturais e políticas do País.

Ainda em seu canal original, a televisão aberta, a novela é soberana em relação à preferência do público. Dados de audiência da Kantar Ibope Media, que mapeiam o consumo de conteúdo nos 15 principais mercados mensurados pelo instituto no País, mostram que, dos cinco programas de maior audiência do Brasil, três são telenovelas (e todas da Globo). Um Lugar ao Sol, atual trama da faixa das 21 horas, ocupa o topo do ranking, com média de 22,3 pontos na audiência domiciliar nacional na primeira semana de dezembro. 

Gênero forte

Apesar desse contexto de maior competição pela atenção, é inegável a força das novelas em termos de alcance, popularidade e, também, de investimentos publicitários, tanto na TV como em outras telas. A estreia de Verdades Secretas 2, por exemplo, conseguiu, em novembro, tornar-se o produto mais visto da história do streaming da Globo. Em 24 horas, os dez primeiros capítulos da trama ultrapassaram a marca de 1,9 milhão de horas de reprodução, de acordo com dados revelados, na época, pelo portal Notícias da TV. 

A importância da novela para a mídia brasileira pode ser mensurada pelo fato de esse gênero ter, de certa forma, ajudado a construir o conceito de grade de programação. Na Globo, ainda na década de 1970, convencionou-se a distribuir as tramas em diferentes faixas de horário, intercaladas por telejornais. Aos poucos, o público começou a acostumar que, às 18h, era exibida uma novela e, na sequência, assistia ao noticiário local, seguido de outra trama. Depois, vinha o Jornal Nacional e, em seguida, a novela do horário nobre. Esse padrão, ainda que com algumas variações, permanece até hoje e acabou inspirando a grade de outras emissoras.  

Novelas alimentam o universo dos memes 

A TV não pauta seu conteúdo com o objetivo de transformá-lo em memes, mas os memes têm na TV um universo de insumos para ganharem vida. 

Fonte: A Globástica Fábrica de Memes | IM | GLOBO | 2020 

Informação para os brasileiros 

A descoberta da Síndrome de Guillain-barré pela personagem Rochelle, em Segundo Sol, fez com que o termo alcançasse o maior número de buscas no Google do ano. 

Desperta interesse  

Aumenta o conhecimento e impulsiona a economia  

Fonte: Pesquisa KAYAK 2018 

Música de novela 

Trilha sonora de Amor de Mãe envolveu o público antes mesmo da novela ter começado. 

Buscas pela música "Onde estará o meu amor?" no Google Trends Brasil (2018)  

Fonte: Google Trends | Análises & Insights | IM | GLOBO | 2020 

Lança moda, vira tendência 

Da novela para as ruas de comércio popular e páginas da internet  

Para o público, a influência da TV no comportamento de compra do consumidor é evidente, principalmente nas novelas. 

Fonte: Análises & Insights | IM | GLOBO | 2020 

Influência que não é de agora 

Há mais de 50 anos a TV é fonte de informação e desperta forte influência no desejo e consumo dos brasileiros. 

Fonte: Análises & Insights | IM | GLOBO | 2020 

Fonte: Globo e M&M 

70 anos da TV brasileira e 70 motivos para comemorá-la