Descubra o que o meio rádio pode fazer pelo seu negócio
No Dia Mundial do Rádio, parceiros do Grupo EP mostram como o meio clássico é uma ferramenta relevante para aproximar-se do público e serem "ouvidos"
Quando você pensa em um meio de comunicação popular, capaz de atingir as mais diferentes camadas da sociedade, você pensa no rádio, certo? Clássico, adaptável, acolhedor e inovador. Não é à toa que ele é o queridinho da população. No Dia Mundial do Rádio, o BREAK conversou com anunciantes das emissoras do Grupo EP para descobrir o porquê o rádio é tão valioso para o marketing.
Com o passar do tempo, devido ao seu potencial como transmissor de informações, serviços e entretenimento, tornou-se um meio de comunicação popular, capaz de integrar as regiões de todo o país. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o Brasil possui, hoje, mais de 200 milhões de aparelhos convencionais no país, além de 23,9 milhões de receptores nos automóveis e mais de 90 milhões nos celulares.
No dia 07 de setembro desse ano, comemora-se 100 anos do rádio no Brasil, em homenagem à primeira transmissão oficial do veículo no país. Na ocasião, o então presidente Epitácio Pessoa discursava em comemoração ao Centenário da Independência. Por esse motivo, ao longo do ano, além dessa conversa e de um estudo sobre o comportamento do ouvinte da região, nós do Grupo EP realizaremos diversas ações voltadas para o meio.
O sócio-proprietário da rede de farmácias Drogaven, de Araraquara (SP), Mateus Estrella, conta que a marca anuncia na CBN Araraquara desde sua fundação. "Acreditamos no rádio como veículo de informação pela audiência, por ser acessível a todos e porque somos ouvintes", diz.
Já Adriana Bighetti, diretora de comunicação da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), que investe no meio há uma década, aponta a facilidade para ouvir rádio, por ele estar presente em praticamente todos os lugares. "O rádio é uma mídia que alcança públicos distintos e transpõe limitações de tempo e espaço. Pode ser ouvido em casa, no trânsito, em estabelecimentos comerciais ou em aplicativos".
O rádio faz parte do cotidiano da população brasileira. O Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), Mateus de Aquino, comenta que, seja pelo conteúdo de entretenimento, seja pelo conteúdo jornalístico, o rádio consegue gerar um sentimento de identificação no público. "Quando a sociedade se identifica com os âncoras, eles fidelizam o seu público e criam, para nós anunciantes, uma forma de alcançar um alvo específico", relata.
Adaptável e inovador
E engana-se quem pensa que o rádio não consegue acompanhar as novas tecnologias. "Todas as tecnologias criadas pelo homem no último século foram incapazes de fazer o rádio desaparecer. Trata-se de uma mídia que sempre se reinventa", explica Adriana Bighetti. Em casa, no carro, no celular ou em formato de podcast... O rádio veio mesmo para ficar!
De acordo com a Kantar Ibope Media, ao longo da pandemia em 2021, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouviram rádio, o que representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Para Mateus Estrella, o rádio sempre estará presente na vida das pessoas. "A capacidade de manter a audiência está muito mais relacionada ao conteúdo gerado do que a qualquer outro fator. As pessoas gostam de ouvir rádio, nas mais variadas plataformas".
Publicidade
Do total do investimento da Prefeitura Municipal de São Carlos em veículos de comunicação, 30% a 40% é destinado à publicidade no rádio, principalmente nos formatos de spot e programas especiais. Além disso há, segundo Mateus de Aquino, "a possibilidade de entrar com Breaking News, em momentos de assuntos importantes, avisando a sociedade de um possível risco".
Também anunciando em formato spot, a Drogaven destaca as campanhas realizadas para informar o consumidor sobre o serviço de entregas. Segundo Mateus Estrella, o resultado da parceria da marca com a emissora de rádio do Grupo EP tem sido muito bom. "O rádio possui 35% de importância para nossa estratégia de marketing", ressalta, ao comparar o investimento da empresa em rádio com outros meios.
Adriana Bighetti comenta que as campanhas da AEAARP Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto para promoção de eventos têm sempre bons resultados com o meio rádio. "Para a AEAARP, o investimento em rádio é estratégico no fortalecimento de nossa marca e na sua aproximação com o público de forma diversificada", completa.
E a Prefeitura Municipal de São Carlos também obtém ótimos resultados na estratégia. "Com a utilização da rádio e a credibilidade do meio como publicidade institucional e de utilidade pública no combate à pandemia, conseguimos driblar as fake news e chegar mais perto da sociedade que estava vivendo um momento assustador, de isolamento", explica o Secretário de Comunicação.
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