"Medo do Escuro", podcast investigativo do g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming

Produzido pelo g1 Piracicaba, do Grupo EP, a série de podcasts aborda o caso João Paulo, um dos mais emblemáticos da cidade, nos anos 80

| Empresas Pioneiras -

"Medo do Escuro", podcast investigativo do g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming
"Medo do Escuro", podcast investigativo do g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming
 

A série de podcast investigativo "Medo do Escuro", produzida pelo g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos no Brasil pelo streaming Spotify Brasil. Parte do Grupo EP / EPTV, empresa afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, a série do g1 aborda um dos crimes mais emblemáticos de Piracicaba (SP), cidade a 158 km da capital de São Paulo. Em seis episódios, "Medo do Escuro" mergulha nas investigações sobre o menino de nove anos, João Paulo Brancalion, que foi encontrado morto em uma escola tradicional da cidade, em dezembro de 1989. Os próximos episódios vão revelar informações inéditas sobre o caso. Confira no link: g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/podcast/medo-do-escuro-caso-joao-paulo/ 

 

Após 35 anos, o jornalista do g1 Piracicaba, Rodrigo Pereira, teve acesso a quase duas mil páginas do inquérito policial e dos processos e obteve depoimentos exclusivos do caso. "Medo do Escuro" revela detalhes do que levou o julgamento a se arrastar por 13 anos, destacando informações desencontradas, depoimentos contraditórios e suspeitas que não levaram a conclusão alguma. Do gênero de jornalismo investigativo, os episódios, lançados toda quarta-feira, trazem entrevistas exclusivas que mostram os impactos emocionais causados pela tragédia e relatos inéditos. 

 

Rodrigo Pereira compartilha que, após estudar os arquivos de imprensa da época, percebeu que a cobertura se baseava em entrevistas de fontes oficiais, sem tantos detalhes quanto aos autos do processo, aos quais ele teve acesso. "Fui, então, atrás de respostas. Como é um processo antigo, os autos só estão disponíveis fisicamente, então eu precisei fotografar página por página. A quantidade de conteúdo e reviravoltas no caso, que teve cerca de 300 depoimentos, não me deixou dúvidas de que a série seria uma documentação importante, dessa vez contando com o distanciamento do tempo e a atualização das histórias de vida impactadas pela morte de João Paulo", diz. 

 

Além de Rodrigo Pereira, a produção do podcast contou com a supervisão de Lana Torres, coordenadora de conteúdo do g1 da região de abrangência do Grupo EP, e Cláudia Croitor, editora-chefe do g1 nacional. Lana comenta que, sem respostas, o crime permaneceu na memória coletiva da população de Piracicaba com um aspecto de "lenda urbana". "O 'Medo do Escuro' nasceu para investigar e documentar de forma detalhada tudo o que realmente aconteceu na época e não deixar que o caso se misture a boatos, como estava acontecendo", conta. 

 

O podcast "Medo do Escuro" está disponível no g1, Globoplay, Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Amazon Music. Novos episódios toda quarta-feira. 

 

Confira outras reportagens do Break: 

Grupo EP lança PodFalar, Mãe!, podcast sobre maternidade e desenvolvimento infantil 

BREAK EM ALTA