Raio-X Geracional: um mergulho nos hábitos de consumo de cada geração

Entenda como cada geração molda seus padrões de compra

| Outros -


 A cada geração que se passa, os costumes e jeitos de ver o mundo se alteram, assim como os hábitos de consumo e interesses na vida. As crianças esperam ansiosamente a hora da brincadeira, enquanto os adultos se preocupam com os boletos. Para compreender as diferenças de cada geração, o BREAK realizou um raio-x geracional, com base em pesquisas, para ajudar sua marca a planejar a melhor estratégia e desmistificar ideias pré-concebidas de cada faixa etária. 

Por exemplo, de acordo com a pesquisa feita pelo Negócios Globo, cerca de 48% dos jovens de 18 a 34 anos assistem ao jornalismo da TV Globo semanalmente, ou seja, a Geração Z e os Millennials possuem o hábito de consumir a televisão. Já a Geração X, pessoas entre 35 e 59 anos, consome 48% do jornalismo na TV, e os Baby Boomers, que são pessoas com mais de 60 anos, consomem 49% do jornalismo. 

Outro fator curioso e de destaque são os consumos de games, uma pesquisa realizada pela Newzoo mostra que 42% do público que tem o habito de jogar são Baby Boomers, que possuem o costume de jogar pelo celular. 60% da Geração X está interessada em games, mas os grandes campeões no assunto são os Millennials e a Geração Z, que, juntas, compõem 80% do público que mais joga games dentre as gerações.

 

Baby Boomer 60+ anos 

Uma pesquisa realizada pela Navegg mostra quais são os hábitos de consumo dos Baby Boomers. Seus interesses de compra estão voltados para saúde, jogos, imóveis, casa e construção. Analisando, essa geração tem a tendência a se manter fieis a uma marca em prol da sua qualidade e também durabilidade. 

Os assuntos de interesse para eles são casa e construção, notícias, saúde e entretenimento, voltado para celebridades, séries e novelas. O consumo midiático não se difere muito dos interesses de consumo, mostrando que apesar de ser uma geração fiel a marca, também costumam se inspirar bastante no que veem na TV.

Geração X 35 a 59 anos 

A Geração X, que é conhecida por ter um espírito empreendedor, é mais maleável ao mercado, valorizando mais o custo-benefício ao invés da marca. Seus interesses de compra estão voltados para negócios e serviços, saúde, vestuário e moda, casa e construção e veículos. 

Diferenciando um pouco dos Baby Boomers, a Geração X costuma consumir mais conteúdo midiático voltado para mudanças no mercado, mas ainda buscando pelo lazer, já que os principais assuntos que os interessa são, notícias, culinária, política e celebridades. Essa geração também é conhecida como híbrida, pois não se importa de comprar presencialmente ou pela internet.

Millennials 25 a 34 anos 

Os Millennials são conhecidos por serem os mais culturalmente diversos, idealistas e dispostos a experimentar coisas novas, valorizam bastante a consciência socioambiental das marcas, mas seus interesses de compra não são muito diferentes dos da Geração X. Os interesses de compra são negócios e serviços, vestuário e moda, casa e construção, cultura e saúde. 

Os Millennials também são conhecidos pelo desapego à posse de objetos, valorização da experiência e da personalização. Então, a marca que tem esses atributos já começa a garantir este público. Os principais assuntos de interesse dessa geração são notícias, economia, música e agronegócio.

Geração Z 18 a 24 anos 

A Geração Z é a primeira geração que foi criada dentro do mundo digital, ou seja, eles são a mudança do mercado e mais pragmáticos se comparados com a geração anterior. Seus interesses de compra são vestuário e moda, entretenimento, cultura e jogos. A grande maioria dessa geração preferem compras online a ter que ir a uma loja física. 

Essa geração busca por empresas que forneçam experiências de compra fáceis e ágeis, sendo obrigatório fazer uso das redes sociais para garantir influência, já que essa geração é altamente influenciada pelos conteúdos que consome. Seus principais assuntos de interesse são notícias, música, celebridades e culinária.

Continue acompanhando o BREAK:

Geração prateada segue em crescimento e deve superar número de crianças no país

Fale com nosso time comercial e garanta seu espaço na vitrine do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais